O QUE É A INTERCOM?
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom - é uma associação científica sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, a 12 de dezembro de 1977. Instituição de utilidade pública reconhecida pela Lei Municipal nº 28.135/89, participa da rede nacional de sociedades científicas capitaneada pela SPBC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Está integrada às redes internacionais de ciências da comunicação como entidade associada à ALAIC - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, à IAMCR - International Association for Mass Communication Research, IFCA - International Federation of Mass Communication Associations e à Lusocom - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação.
Objetivos
- Contribuir para a reflexão pluralista sobre os problemas emergentes da comunicação;
Contribuir para a formação de modelos de análise da Comunicação consentâneos com a sociedade e a cultura brasileiras;
- Contribuir para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos sócios, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área da Comunicação;
- Contribuir para a superação da dependência política, cultural e tecnológica do sistema nacional de Comunicação;
- Contribuir para o aperfeiçoamento das instituições democráticas, provendo e difundindo a liberdade de expressão e pensamento, assim como o livre exercício da Comunicação;
- Contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, estimulando e facilitando seu acesso à Ciência, à Tecnologia e à Cultura;
- Contribuir para a promoção da cultura nacional e regional, estimulando a preservação dos bens e valores culturais do País;
- Contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País;
Manter intercâmbio com organismos congêneres, em nível regional, nacional e mundial.
Atividades Desenvolvidas
- Realização de congressos anuais, simpósios regionais de pesquisa (SIPECs), seminários, cursos de curta duração, conferências;
- Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas;
- Edição e publicação de livros e revistas com temas específicos da comunicação;
- Produção, edição e distribuição de filmes, vídeos, fitas de áudio, discos e outras peças de reprodução sonora e visual de caráter científico, tecnológico, cultural e artístico na área da Comunicação;
- Manutenção de PORTCOM - Centro de Documentação em Comunicação de Países de Língua Portuguesa, em convênio com instituições de Ensino ou Cultura, e apoio à organização de entidades de Comunicação como museus, arquivos ou bibliotecas de acesso público;
- Incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da comunicação, mediante gestões junto a organizações com vistas à a concessão de bolsas de estudos;
- Estabelecimento de acordos e convênios com entidades congêneres, institutos e órgãos de fomento à pesquisa, do país e do exterior, para o intercâmbio de informações;
- Concessão de prêmios a pesquisadores, autores, artistas e técnicos em concursos e festivais da área da comunicação produzidos e realizados no Brasil;
Planejamento e administração de cursos sobre temas científicos, tecnológicos, culturais ou artísticos relacionados com a comunicação e sua interdependência com a educação, para formação, informação e aperfeiçoamento de pessoal de estabelecimentos de ensino;
- Organização dos pesquisadores da comunicação em grupos de trabalho (NPs).
Objetivos
- Contribuir para a reflexão pluralista sobre os problemas emergentes da comunicação;
Contribuir para a formação de modelos de análise da Comunicação consentâneos com a sociedade e a cultura brasileiras;
- Contribuir para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos sócios, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área da Comunicação;
- Contribuir para a superação da dependência política, cultural e tecnológica do sistema nacional de Comunicação;
- Contribuir para o aperfeiçoamento das instituições democráticas, provendo e difundindo a liberdade de expressão e pensamento, assim como o livre exercício da Comunicação;
- Contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, estimulando e facilitando seu acesso à Ciência, à Tecnologia e à Cultura;
- Contribuir para a promoção da cultura nacional e regional, estimulando a preservação dos bens e valores culturais do País;
- Contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País;
Manter intercâmbio com organismos congêneres, em nível regional, nacional e mundial.
Atividades Desenvolvidas
- Realização de congressos anuais, simpósios regionais de pesquisa (SIPECs), seminários, cursos de curta duração, conferências;
- Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas;
- Edição e publicação de livros e revistas com temas específicos da comunicação;
- Produção, edição e distribuição de filmes, vídeos, fitas de áudio, discos e outras peças de reprodução sonora e visual de caráter científico, tecnológico, cultural e artístico na área da Comunicação;
- Manutenção de PORTCOM - Centro de Documentação em Comunicação de Países de Língua Portuguesa, em convênio com instituições de Ensino ou Cultura, e apoio à organização de entidades de Comunicação como museus, arquivos ou bibliotecas de acesso público;
- Incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da comunicação, mediante gestões junto a organizações com vistas à a concessão de bolsas de estudos;
- Estabelecimento de acordos e convênios com entidades congêneres, institutos e órgãos de fomento à pesquisa, do país e do exterior, para o intercâmbio de informações;
- Concessão de prêmios a pesquisadores, autores, artistas e técnicos em concursos e festivais da área da comunicação produzidos e realizados no Brasil;
Planejamento e administração de cursos sobre temas científicos, tecnológicos, culturais ou artísticos relacionados com a comunicação e sua interdependência com a educação, para formação, informação e aperfeiçoamento de pessoal de estabelecimentos de ensino;
- Organização dos pesquisadores da comunicação em grupos de trabalho (NPs).
Sócios
A Intercom constitui-se de sócios que se dedicam a estudos avançados da Comunicação. Para ser admitido como sócio, o interessado deverá ser apresentado por um associado da entidade em pleno exercício dos seus direitos sociais, ter sua proposta de admissão aceita pela Diretoria Executiva e cumprir com as exigências da secretaria e da tesouraria.
Endereço
A Intercom constitui-se de sócios que se dedicam a estudos avançados da Comunicação. Para ser admitido como sócio, o interessado deverá ser apresentado por um associado da entidade em pleno exercício dos seus direitos sociais, ter sua proposta de admissão aceita pela Diretoria Executiva e cumprir com as exigências da secretaria e da tesouraria.
Endereço
Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Travessa 4 - Bloco 9 - sala 2
Cidade Universitária
05508-900 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone/fax: (0xx11) 3091-4088
Web: http://www.intercom.org.br
E-mail: intercom@usp.br
Fonte: Intercom. Disponível em:
http://www.intercom.org.br/intercom/intercom.shtml
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Travessa 4 - Bloco 9 - sala 2
Cidade Universitária
05508-900 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone/fax: (0xx11) 3091-4088
Web: http://www.intercom.org.br
E-mail: intercom@usp.br
Fonte: Intercom. Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário