terça-feira, 17 de março de 2009

Porto Velho


PORTO VELHO

Você sabe a origem do nome da capital de Rondônia?

Oficializada em 2 de outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da E.F. Madeira- Mamoré. Em plena Floresta Amazônica, e inserida na maior bacia hidrográfica do globo, onde os rios ainda governam a vida dos homens, é a Capital do estado de Rondônia. Fica nas barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior afluente da margem direita do rio Amazonas.


Desde meados do século XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará Mirim, a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios seguindo então para a Europa e os EUA, foi Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso.

As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7km abaixo, em local muito mais favorável.

Em 15/01/1873, o Imperador Pedro II assinou o Decreto-Lei nº 5.024, autorizando navios mercantes de todas as nações subirem o Rio Madeira. Em decorrência, foram construídas modernas facilidades de atracação em Santo Antônio, que passou a ser denominado Porto Novo.

O porto velho dos militares continuou a ser usado por sua maior segurança, apesar das dificuldades operacionais e da distância até S. Antônio, ponto inicial da EFMM.

Percival Farquar, proprietário da empresa que afinal conseguiu concluir a ferrovia em 1912, desde 1907 usava o velho porto para descarregar materiais para a obra e, quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele (já na província do Amazonas), tornou-se o verdadeiro fundador da cidade que, quando foi afinal oficializada pela Assembléia do Amazonas, recebeu o nome Porto Velho. Hoje, a capital de Rondônia.



Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Velho. Disponível em: http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1&Itemid=15ent&task=view&id=1&Itemid=15




ASPECTOS CULTURAIS DE PORTO VELHO














Artesanato e Folclore
O folclore é marcadamente nordestino, como o Boi-Bumbá, as quadrilhas e a Pastorinha. A interpretação de lendas indígenas, como as do Iara, do Boto e do Mapinguari, indicam o folclore local, influenciado pelos migrantes. Quanto ao artesanato, existem várias exposições de trabalhos indígenas, utilitário e de adorno, utilizando-se como matéria prima argila, cipó, bambú, borracha, existindo a Casa do Artesão como ponto de apoio às iniciativas do gênero.

Atrações Históricas
Além da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Porto Velho possui dentro do seu patrimônio histórico inúmeras atrações para os turistas: Destacam-se a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, o Cemitério da Candelária, a sede da Arquidiocese, o terminal ferroviário, a locomotiva Coronel Church, (a primeira máquina vinda para a Amazônia em 1872) as Caixas D´água, hoje símbolo da cidade, edificada pelos ingleses, a igreja de Santo Antônio do Rio Madeira junto com sua belíssima cachoeira, marco inicial de Porto Velho.

Museu e Teatros
No complexo ferroviário, está localizado o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no centro da cidade está situado o Museu Estadual, com farto material sobre arqueologia, minerologia e etnologia. Ambos ficam na Avenida 7 de Setembro. Dois teatros animam o Setor cultural: O Teatro Municipal, na Avenida Joaquim Nabuco (Centro) e o Teatro Uirassu Rodrigues, na rua José Bonifácio.

Peixes do Madeira
O Rio Madeira, cujas águas caldalosas escondem o ouro e esperanças de riquezas, tem pesca abundante. Temos aqui o piraíba, jaú, dourado, caparari, surubim, pirara, piramutaba, tambaqui, tucunaré, jatuarana, pacu, pirapitinga, curimatá, a piranha preta e inclusive o terrível candiru.

Principais Eventos
De cunho religioso os principais eventos são a Procissão do Senhor Morto, Dia de Santo Antônio e Festa de São Sebastião. Outros acontecimentos marcantes são as Semanas de Folclore e do Índio, Festival de Arte-som, de Artesanato e de Balé (área cultural), e também o Campeonato Nacional da Pesca, na Cachoeira de Teotônio, realizado todo o mês de setembro, por ocasião da piracema, considerado maior evento de lazer, promovido pelo Lions Clube de Porto Velho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Velho. Disponível em: http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=27&Itemid=23





HISTÓRICO DE PORTO VELHO

Contagem populacional: 369.345
Área da unidade territorial: 34.082 km2
Gentílico: porto-velhense









A situação à margem direita do Rio Madeira, facilitando o embarque e desembarque dos navios no local em que hoje se encontra Porto Velho, apresentava condições favoráveis para o estabelecimento de um porto fluvial. A direção da Madeira - Mamoré Railway Co., baseada em relatórios dos engenheiros Carlos Morsing e Júlio Pinkas e do eminente sanitarista Oswaldo Cruz, entrou em entendimentos com o Governo Federal, no sentido de transferir a construção da estação inicial da ferrovia para Porto Velho. O local já era preferido pelos ferroviários da Companhia, então sediada no Município de Santo Antônio, que para lá iam aos domingos e feriados pescar ou realizar excursões.

Começadas as obras de saneamento do local e a construção das instalações necessárias para os serviços da ferrovia - estação inicial e oficinas respectivas - foi encetada, também, a remoção do pessoal de Santo Antônio para Porto Velho que, assim, experimentou considerável surto populacional. Formou-se um núcleo populoso e um porto fluvial de grande movimento, que serviu de base à criação do futuro Município.

Parte das terras que constituem Porto Velho pertenciam ao Município de Humaitá, Estado do Amazonas, limítrofe do antigo Município de Santo Antônio do Madeira, Estado de Mato Grosso.

Em 13-09-1943 é criado o Território Federal do Guaporé, posteriormente denominado Rondônia, tendo como capital, o município de Porto Velho, condição conservada quando da elevação do Território a categoria de Estado em 1981.

Formação Administrativa

A Lei n° 741, de 30 de outubro de 1913, criou o Termo de Porto Velho, pertencente a Comarca de Humaitá, ficando o Poder Executivo autorizado a traçar seus limites, o que foi feito através do Decreto n° 1.063 de 17 de março de 1914. A instalação do Termo ocorreu a 30 de janeiro seguinte.

A 2 de outubro de 1914, pela Lei n° 757, era criado o Município, com a mesma denominação - Porto Velho e sede na povoação já existente, ficando o Poder Executivo autorizado a entrar em acordo com o Governo Federal, a Madeira - Mamoré Railway Co. e os proprietários de terras particulares da localidade, para a fundação da vila, com o aproveitamento das obras de saneamento já existentes realizadas por aquela Companhia. A instalação da vila ocorreu a 24 de janeiro de 1915.

Pela Lei n° 1.011, de 7 de setembro de 1919, foi a vila de Porto Velho elevada a categoria de cidade.

O decreto federal n° 5.812, de 13 de setembro de 1943, criou vários territórios federais, entre estes o do Guaporé, que em 1956 passou a denominar-se Rondônia. Do Território Federal passaram a fazer parte os Municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim.

Pelo decreto-lei n° 5.839 de 21 de setembro de 1943, que dispôs sobre administração dos Territórios Federais, o Município de Porto Velho passou a Capital do Território.

A lei complementar nº 41, de 22-12-1981, elevou o Território de Rondônia à categoria de Estado, conservando o Município de Porto Velho como capital.

Fonte: IBGE




FIQUE POR DENTRO

Acesse o GUIA TURÍSTICO DE PORTO VELHO e encontre hotéis, restaurantes, pontos turísticos, pontos de táxi, lan houses e muito mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário