terça-feira, 17 de março de 2009

Apresentação



INTERCOM NORTE 2009 , Porto Velho, Rondônia

A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares Ciências da Comunicação), em parceria com a UNIRON (Faculdade Interamericana de Porto Velho), promoverá, entre os dias 18 e 20 de junho de 2009, o VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2008), com a temática “Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital”. Trata-se do principal evento de Comunicação da Região Norte, que deverá reunir, em Porto Velho, 800 congressistas (professores, pesquisadores, profissionais e estudantes) no período.

O objetivo do Intercom Norte, assim como dos demais congressos regionais, é disseminar as produções em Comunicação, no campo do ensino e da pesquisa, desenvolvidas nas Escolas de Comunicação da Amazônia, além de abrir espaço para profissionais contribuíram para o processo de formação dos futuros comunicólogos da Região Norte.

É importante salientar que o CONGRESSO REGIONAL é um momento em que pesquisadores, educadores, profissionais, alunos e empreendedores dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, poderão conhecer e refletir melhor sobre questões de ponta no cenário da Comunicação Regional e Nacional.


Regionalização

A regionalização também é ponto-chave para a promoção dos bens e valores culturais do país, por este motivo, a Intercom contribui para a promoção cultural tanto nacional quanto regional, com o estímulo a preservação dos bens e valores culturais e o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa brasileira.

Nestes 31 anos, a rede Intercom mantém intercâmbio com organismos de Comunicação regionais, nacionais e mundiais, com diversas atividades desenvolvidas, entre elas, congressos anuais, simpósios regionais de pesquisa (SIPECs), seminários, cursos de curta duração, conferências, além de uma série de ações de estímulo ao desenvolvimento de pesquisas; edição e publicação de livros e revistas com temas específicos da comunicação; manutenção de PORTCOM - Centro de Documentação em Comunicação de Países de Língua Portuguesa, em convênio com instituições de Ensino ou Cultura, e apoio à organização de entidades de Comunicação como museus, arquivos ou bibliotecas de acesso público; incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da comunicação, mediante gestões junto a organizações com vistas à concessão de bolsas de estudos e organização dos pesquisadores da comunicação em grupos de trabalho (NPs).

A região Norte soma sete edições regionais da Intercom, organizadas por instituições de ensino superior de Roraima, Amazonas e Pará. O Estado de Rondônia será sede, pela primeira vez, com a organização da VIII edição deste congresso, sendo a Faculdade Interamericana de Porto Velho – Uniron, a anfitriã do evento.


Universidades


Atualmente existem 27 Instituições de Ensino Superior em toda região Norte que oferecem cursos de Comunicação Social (Cinema e Vídeo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Relações Públicas, Produção Editorial e Cultural) em seis estados da região (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima).

Rondônia possui quatro Instituições de Ensino Superior com cursos de Comunicação Social:

Faculdade Interamericana de Porto Velho
Jornalismo e Publicidade e Propaganda
http://www.uniron.edu.br/

Universidade Luterana do Brasil - Ulbra (Ji-Paraná)
Jornalismo
http://www.ulbra.br/

Universidade Federal de Rondônia - Unir (Vilhena)
Jornalismo
http://www.unir.br/

Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e de Letras de Rondônia - Faro (Porto Velho)
Jornalismo
http://www.faro.edu.br/


Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON

O universo de instituições de ensino superior é de 2.881 no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe). Situada na capital de Rondônia, a União das Escolas Superiores de Rondônia – Uniron surgiu da implantação da Unipec, com os cursos de Biologia e Pedagogia oferecidos à comunidade em 1997, e esta, advinda do Instituto Porto Velho de Educação – Ipec, que em 1983 foi fundada pelo professor Juarez Américo do Padro, sendo a primeira instituição de ensino superior particular do Estado.

Com 11 anos de existência, a Uniron , reúne mais de 300 colaboradores, entre docentes e funcionários administrativos, e cerca de 4.800 acadêmicos entre os 17 cursos de graduação, 32 de pós-graduação e Ensino à Distância – EAD.

Um dos principais incentivos educacionais para a formação acadêmica na Uniron é o Projeto Prêmio Jovem Talento, que desde 2004, beneficia mais de 30 estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino da Capital, com bolsas integrais de estudo em diversos cursos da instituição. Outros programas facilitam o acesso ao nível superior, como o projeto Faculdade para Todos, com descontos de até 25% para cursos do período diurno; o programa de crédito Bolsa Educação para cursos de licenciatura e a Faculdade da Melhor Idade, com benefícios de descontos diferenciados a alunos com idade igual ou superior a 50 anos.

Além da educação - propriamente dita, a Uniron também prima pela Responsabilidade Social, com ações da instituição em parceria com veículos de comunicação do Estado, organizações não-governamentais de segmentos sociais, educativos e ambientais, além de apoio dos poderes públicos municipal e estadual para a realização de eventos com foco na cidadania, voltados à comunidade do Estado.

Cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Jornalismo

Os cursos de Comunicação Social da Uniron – Jornalismo e Publicidade e Propaganda formou em 2008 sua primeira turma de Jornalismo e têm quatro turmas de Publicidade formadas. Atualmente, os cursos reúnem cerca de 250 alunos divididos em sete turmas entre os dois cursos. Em sua estrutura de ensino, possui laboratórios de fotografia, áudio e vídeo produção, agência experimental, programação radiofônica veiculada semanalmente na rádio Cultura 107.9FM – com produções dos acadêmicos dos cursos de jornalismo e publicidade.

Fonte: UNIRON. Disponível em: www.uniron.edu.br

3 comentários:

  1. Olá meus caros MS! Marco Antonio e Evelyn, fiz hoje minha inscrição para este importante evento. Torço para que sejamos consagrados de pleno êxito. A todos nós, e mais, quero colaborar não somente como ouvinte e sim partícipe mais ativo.

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo, contamos com todos vcs para realizar um grande INTERCOM!

    Prof. Marco Bonito
    Coordenador Geral do INTERCOM Norte 09

    ResponderExcluir
  3. Athenis Lucena - Discente da Uniron /Curso Gestão em Recursos Humanos 3o. Período 2009.
    Estar sendo gratificante participar deste evento tão grandioso e importante para todos nós que desejamos ter um diferencial no mercado e no país.A educação deve ser prioridade e entendida como o alicerce para alcançarmos a comunicação com êxito e comprometimento.

    ResponderExcluir